Espaço dedicado para captação 

de informação do artista

Media kit

Release

A Geometria intuitiva de TIJA


Renato Faustino, mais conhecido como TIJA, natural de Santos (SP), é Designer Gráfico especializado em direção de arte para cenografia de eventos. Formado desde os 17 anos de idade pela Escola Panamericana, posterior a isso frequentou algumas universidades e não concluiu nenhuma. Passou por diversos escritórios de design e hoje acumula 20 anos dedicados ao mercado criativo. 

 

Com alguns objetivos profissionais alcançados, hoje se dedica a seu projeto autoral artístico, que o intitula de Geometria Intuitiva: " O objetivo da Geometria Intuitiva é evoluir o processo interativo do cérebro de quem vê a obra. Cada pessoa recebe de um jeito a informação e enxerga as formas que lhes convém. É uma questão de maturidade visual. O trabalho em si, ativa as partes mais adormecidas do cérebro do espectador e o coloca em um processo evolutivo com cores e formas. Tornando um desafio agradável de visão."

Se aprofundou no Movimento Concretista e encontrou na Geometria uma maneira de transmitir sua atmosfera de harmonia e bom senso. Que tem como ritmo marcante o equilíbrio visual, a organização e o minimalismo. O Concretismo ou o Movimento Concretista é um episódio de forte influência artística abstrato-geométrica da década de 50 que desenvolveu uma linguagem própria de interação. 

Em 2016, TIJA foi considerado pela marca de tintas SUVINIL como tendência de 2017 pelo uso das formas com cores que nunca se encontraram comercialmente. "Acredito a partir deste episódio reconheci que meu trabalho podia alcançar outras vias de representação". Em 2018 pesquisou no design de superfícies novas mídias e levou um trabalho de estamparia manual para a França, no Terres Endigènes. Exposição coletiva de Claudia Camposs que retrata as etnias brasileiras para os franceses. Deu certo, se encantou com o trabalho 100% manual e entre 2018/2019 foi responsável pelas obras de arte de 70 quartos do hotel internacional SELINA. "Selina Paraty e Selina Aurora SP foi um amadurecimento quando o assunto é pesquisa. Me obriguei a confrontar os fatos, lendas e processos criativos quando o assunto é trabalho manual. Foram 150 peças confeccionadas manualmente entre costura, estamparia manual, montagem e pintura de 40 espaços. Tivemos todos os tipos de problemas com terceiros e decidimos centralizar em nós mesmos nossa mão de obra. Usei todo meu know-how de direção de arte".

Abaixo, imagens recentes de trabalhos executados entre o ano 2019/2020. Clique com o botão direto do seu mouse em cima das imagens e salve no seu desktop com resolução.

XINGU, parte da instalação no hotel SELINA AURORA em São Paulo

ASURINI, execução de estamparia manual para o Terres Endigènes da França

Montagem no hotel SELINA AURORA em São Paulo

Execução e montagem de uma obra estampada manualmente sobre algodão cru e pigmentos minerais.

Na esquerda uma parte da pintura GUARANI no Selina Paraty e na direita uma das cenas conceito para SUVINIL

Da esquerda para direita: pesquisa de novas mídias e sua obra de geometria intuitiva.

  • Facebook - Renato Tija
  • Pinterest - Renato Tija
  • Instagram - Renato Tija

©2019 por Tija. 

0

CARRINHO